Curso de robótica estimula raciocínio lógico e criatividade

24 de setembro de 2018

Estimular o raciocínio lógico e a criatividade. Esses são os objetivos do curso de robótica educacional ministrado para 20 alunos das escolas municipais Walmir Bastos e Antônio Constant. Os estudantes estão tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos de programação de sistemas, cálculos, matemática aplicada, desenvolvimento de componentes de sistema e criação de robôs. O projeto, coordenado pelo professor José Thiago, é extracurricular e suas atividades são realizadas no contra turno do aluno participante, todas as terças-feiras, no formato de oficinas.

Anna Cecília, aluna do 5° ano da Escola Walmir Bastos está animada e aproveitando todo conteúdo teórico e prático para aprender. “Quando fui selecionada para participar do projeto fiquei muito feliz. A ideia de construir um robô é muito empolgante”. Quem também está empolgada é a dona Maria Madalena, avó de Anna Cecília, que já notou os avanços da sua neta após o início do curso. “Além de estar amando o curso, ela também tem a oportunidade de aprender matemática, ciências, informática e robótica. Em casa estuda sobre tudo que aprendeu nas aulas”, conta a avó.

De acordo com o secretário municipal de educação Alex Martins, o curso estimula conceitos que ajudam os alunos no processo de ensino aprendizagem. “Apesar de a robótica ser abordada principalmente nas disciplinas de física e matemática, ela tem caráter interdisciplinar, ajudando no desenvolvimento de diversas habilidades, como organização e solução de situações”. O curso deve ser estendido para mais alunos da rede municipal ainda neste semestre.