CEMAD – O reino encantado – Ninguém é igual a ninguém, ainda bem!

12 de dezembro de 2018

“A diferença é o que nos une”. Foi com essa mensagem que as crianças do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad), da Prefeitura de Anápolis, abriram o espetáculo ‘CEMAD – O reino encantado’, que marca a conclusão das atividades educativas de 2018. Quem acompanhou a apresentação, que aconteceu na terça-feira, 11, no auditório da Igreja Internacional da Renovação, pôde ver no sorriso de cada uma delas o resultado do trabalho da equipe do centro que é pautado pelo acolhimento, carinho, e, sobretudo, respeito.
Orgulho é a palavra que melhor definiu o sentimento da Laysa Rodrigues, mãe da pequena Emanuelly Victoria, 4 anos, que é deficiente auditiva. Ela conta que antes de frequentar o Cemad, sua filha se irritava com muita facilidade, devido à dificuldade de comunicação com as pessoas. Hoje, dois anos e meio depois, a menina distribui sorrisos para quem estiver por perto. “Ela se preparou o ano todo para esse momento tão especial, por isso estou feliz. O trabalho que é realizado lá é maravilhoso. Mudou a vida da minha filha e da nossa família”, contou a mãe emocionada.
Assim como ela, o Daniel de Oliveira, 9 anos, que é cadeirante, notou melhoras significativas em sua rotina. “Eu frequento aulas de informática, ecoterapia, fisioterapia e simulação global. Isso me ajudou a socializar na escola e nos lugares. Hoje tenho muitos amigos”, garantiu.
O secretário municipal de Educação, Alex Martins, prestigiou o evento protagonizado pelas crianças do Cemad. “É evidente o desenvolvimento delas no processo de ensino-aprendizagem, por isso estamos aqui para celebrar as conquistas de cada um. É um momento de arrepiar. Trabalhos como esses tornam a Educação de Anápolis referência na área de inclusão”, disse o secretário ao contar que o prefeito Roberto Naves é muito sensível à causas como essas. “Como professor; ele reconhece, valoriza e incentiva este trabalho”, completou.
Cemad
A instituição pública municipal atende pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais oriundas da comunidade anapolina e da rede municipal de ensino. Tem como missão desenvolver no indivíduo suas potencialidades, possibilitando sua habilitação ou reabilitação no sentido de integrá-lo no ensino regular, e sua participação na comunidade, e ainda a sua capacidade de auto-realização e independência. Clique aqui e saiba quais atividades são realizadas no Cemad.