ZATOPEK – Culminância do Projeto Zatopek 2018

12 de dezembro de 2018

Apesar da pouca idade, os alunos da rede municipal de educação são verdadeiras potências nas pistas de atletismo. E para homenageá-los, os atletas que alcançaram as maiores pontuações nas oito etapas do Circuito Escolar de Corrida de Rua do Projeto Zatopek, em 2018, foram premiados no sábado, 8, durante cerimônia que aconteceu na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara.
O projeto, oferecido pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu meninos e meninas de todas as idades. Eles correram para atingir uma zona de pontuação, que foi sendo creditada, individualmente, e para a escola de forma acumulativa. As provas foram de salto em distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura. Durante o evento, as três unidades de ensino e os alunos que somaram mais pontos foram agraciados com troféus. Mais de 1000 crianças e adolescentes participaram e 18 conquistaram medalhas. Confira a lista aqui.
Ana Clara Camargo, 12 anos, é uma delas. Há três anos participando do projeto, a jovem já levou o nome de Anápolis para várias competições regionais e nacionais, sendo a última, os Jogos Escolares da Juventude, que aconteceram em Natal (RN), em novembro.“Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar do Zatopek. Mudou bastante a minha vida”, contou a atleta mirim que acumulou 105 pontos, alcançanfo o 1º lugar na categoria azul feminino.
Histórias como a da Ana Clara, mostram que este projeto tem cumprido seu principal papel social de inclusão e integração. “O nosso objetivo maior é dar oportunidade aos alunos das escolas municipais para que eles possam participar dessa modalidade esportiva que é muito democrática”, explicou o idealizador e coordenador do Zatopek, Marcos Bonfim.

Escolas campeãs
As escolas campeãs em 2018 foram:

Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães (1º lugar – 752 pontos).

Escola Municipal Dona Alexandrina (2º lugar – 587 pontos).

Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves (3º lugar – 547 pontos).

Projeto Zatopek

O projeto, que incentiva a prática esportiva e contribui para a descoberta de novos talentos, atende cerca de 1000 crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e ainda treina 75 adolescentes do Neae nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
As atividades do Zatopek contam com duas frentes. A primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Por intermédio desta competição os estudantes ranqueados podem participar do Neae. A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.
Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica e em estradas vicinais do município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorrespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento.
Para tanto, a Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda na programação os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos.