Educação Pela Paz

Anualmente, a SEMED define um tema para nortear os projetos que serão desenvolvidos no decorrer do calendário escolar. O tema institucional escolhido para 2020 é “Educação pela Paz”, inspirado na campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Justiça pela Paz em Casa – de combate à violência doméstica.

O tema deste ano dialoga com o projeto Talentos do CorAção, uma iniciativa para se trabalhar, mês a mês, as competências socioemocionais listadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o processo de aprendizagem dos estudantes.

O Talentos do CorAção contempla as diretrizes apresentadas pelo documento normativo, da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, traduzidas em linguagem e práticas lúdicas e de fácil entendimento para as crianças. A assessoria pedagógica da Rede Municipal de Educação de Anápolis, pautada pela BNCC, entende que as competências são talentos inatos do ser humano, que precisam ser despertados e encorajados durante a infância.

Desse modo, em cada mês letivo será trabalhado um dos dez “talentos”, por meio de ações com os alunos. São eles: empatia, autonomia, cultura, autoconhecimento, responsabilidade, conhecimento, argumentação, tecnologia, comunicação e criatividade.

Mesmo em tempos de distanciamento social, a Secretaria Municipal de Educação compreende que os valores a serem trabalhados nos meses letivos são essenciais e, assim, segue desenvolvendo atividades diversificadas com esses temas no Portal da Educação.