História    Cursos     UAB     Mural

CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

cefope

O Centro de Formação dos Profissionais em Educação- CEFOPE, é um departamento da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, vinculado à Diretoria de Educação e Diretoria de Inclusão, Diversidade e Cidadania que tem a responsabilidade de assessorar a SEMED em assuntos vinculados a política de formação continuada dos  profissionais e demais profissionais da educação básica, propondo, realizando, apoiando e avaliando os projetos de formação continuada e, para isto, desenvolve estudos acerca das necessidades formativas que atendam aos interesses e necessidades dos profissionais da Rede Municipal de Educação de Anápolis.

O departamento tem autonomia para elaborar projetos de cursos de acordo com as necessidades percebidas e apresentadas pela Secretaria de Educação e também organizar a formação continuada em regime de colaboração com instituições de ensino superior. Os projetos dos cursos são elaborados pelas equipes gestora e de formadores do CEFOPE e colaboradores de outras unidades de ensino e encaminhados para análise e parecer do Conselho Municipal de Educação – CME.  Uma vez que os projetos são aprovados pelo CME, os cursos são ministrados, permitindo assim, a emissão de certificados para os cursistas aprovados.

O CEFOPE realiza formação continuada em formato de cursos, oficinas pedagógicas, seminários, palestras, grupos de estudos e demandas de atividades advindas dos programas do Governo Federal, sempre abordando as diversas áreas do conhecimento.

O departamento tem autonomia para elaborar projetos de cursos de acordo com as necessidades percebidas e apresentadas pela Secretaria de Educação e também organizar a formação continuada em regime de colaboração com instituições de ensino superior. Os projetos dos cursos são elaborados pelas equipes gestora e de formadores do CEFOPE e colaboradores de outras unidades de ensino e encaminhados para análise e parecer do Conselho Municipal de Educação – CME.  Uma vez que os projetos são aprovados pelo CME, os cursos são ministrados, permitindo assim, a emissão de certificados para os cursistas aprovados.

 

 

Pesquisar, fomentar e avaliar a formação continuada para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis – GO, julgando estratégias de ensino-aprendizagem, confrontando os conhecimentos prévios e os novos conceitos adquiridos ao longo do processo, bem como desenvolver compacidades teóricas e pedagógicas de forma autônoma na formação do profissional crítico e participativo.

Objetivos

  • Organizar o processo ensino-aprendizagem para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-GO, nos moldes de formação continuada, abordando temáticas atuais, tecnologias, inclusão tendo em vista o processo ensino-aprendizagem e a melhora qualitativa dos sujeitos envolvidos;
  • Planejar situações em que os profissionais da educação e seus alunos aprendam a utilizar seus conhecimentos como instrumento para a compreensão da realidade, buscando melhoras cognitivas no processo ensino-aprendizagem;
  • Contribuir com as proposições de formação continuada nos temas Contextualização, Interdisciplinaridade, Avaliação, Didática, BNCC, e Novo Currículo para Goiás;
  • Ampliar o universo dos estudos sobre necessidades formativas de modo a contemplar todos os profissionais da educação da Rede Municipal da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental;

Promover cursos de formação continuada que possam contribuir com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação da cidade de Anápolis, por meio de oficinas, seminários, simpósios, encontros, colóquios e grupos de estudos, relacionadas aos processos educacionais

 Telefone: (62)3902-1133/1183 

 E-mail: cefope@edu.anapolis.go.gov.br

 Endereço: Avenida São Francisco, 880 – Bairro Jundiaí. Anápolis

cursos em viGência

Aquisição da Língua Escrita

Práticas de letramento e processo de alfabetização – 1º e 2º anos.

Ensino Híbrido

 O processo de ensino e aprendizagem no contexto remoto e presencial. 

Ferramentas Tecnológicas

Aplicadas ao contexto educacional   Módulos I e II.

Hora Atividade em Ação

 Teoria e prática pedagógica V       Creche   e Pré-Escola

A Gestão Didático Pedagógica de Resultados

O papel do grupo gestor nas instituições escolares.

A Educação Infantil e suas especificidades

Módulo II

Metodologias Ativas para
o Ensino Fundamental

Anos Iniciais

Em construção

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB (POLO)

O Polo foi criado pela Prefeitura Municipal de Anápolis no ano de 2009 para expansão da oferta de formação superior na região e de formação inicial e continuada aos professores e profissionais de educação.

Ao longo desses 12 anos, foram ofertados, gratuitamente, nesta unidade operacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, dezenas de cursos nas áreas de Gestão, Gestão Pública, Administração, Metodologia, Teatro, Música, Letras, Pedagogia, Artes Visuais, Biologia, Ciências, Matemática, Diversidade e Inclusão, EJA, Direitos Humanos, Letramento, Mídias, Arte Educação Intermidiática, Patrimônio, Saúde, Relações Étnico-raciais, Educação Quilombola, dentre outras.

As aulas acontecem online em plataforma específica como o Moodle, e os encontros presenciais são realizados mensalmente no Polo, onde contamos com uma infraestrutura física com salas de aula, biblioteca e laboratório de informática para atendimento aos alunos.

Durante os encontros presenciais são desenvolvidas atividades como aulas, avaliações, apresentações de trabalhos, defesas de TCC, seminários, minicursos e workshops, além de momentos de interação e confraternização.

Ofertamos Cursos gratuitos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, desenvolvidos a distância na modalidade semipresencial – por Universidades Públicas como a UnB, UFG, Fiocruz, UEG e outras.

cursos em viGência

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais destina-se à capacitação de professores para elaborar e organizar, com base em princípios filosóficos e metodológicos, conteúdos e práticas de ensino e aprendizagem das artes visuais, para os diferentes níveis da educação básica (ensino fundamental e médio).

O curso de Licenciatura em Música tem como objetivo fornecer subsídios teórico-práticos para desenvolver o futuro educador musical reflexivo, com autonomia e conhecimento para mobilizar saberes e competências condizentes com seu contexto de atuação (educação básica, escolas de música, projetos socioculturais, etc.).

O curso de Licenciatura em Letras tem como objetivo formar profissionais atualizados e criativos para o exercício do magistério na educação básica, de modo a propiciar práticas linguísticas integradas à reflexão sobre tais práticas.

O curso de Licenciatura em Pedagogia procura articular as suas áreas de conhecimento e acontece em muitos espaços educacionais. Nas disciplinas são tratados os temas teóricos, nas oficinas, a aprendizagem de conhecimentos práticos e nos projetos o aluno vai construindo,  com a orientação de professores, o seu trabalho escrito e realiza o seu estágio, integrando essas três dimensões da formação.

O curso de Biblioteconomia é responsável pela formação de profissionais capacitados para organizar e gerir dados a fim de preservá-los e disponibilizá-los ao público. O bibliotecário cataloga informações de diversas naturezas e lida com meios diversos, como plataformas digitais, documentos impressos, fotos e áudios.

• Telefone: (62)3902-1458
• E-mail: uabanapolis@gmail.com
• Endereço: Avenida São Francisco, 880 – Bairro Jundiaí. Anápolis

MURAL CEFOPE

Em Construção.