PROJETOS

Diante do iminente desafio de contribuir para que o aluno receba uma formação cidadã, focada em fortalecer habilidades socioemocionais e pensamento crítico, é necessário inovar. Cada vez mais, a escola precisa incentivar o aluno a se envolver, a exercer a criatividade e a entender seu papel para a mudança de sua comunidade..

Conheça o projeto tampamania

TAMPAMANIA

Projeto Tampamania, do Rotary Club, promove melhoria da qualidade de vida de pessoas que precisam de cadeiras de rodas e ajuda na preservação do meio ambiente

As tampinhas plásticas de materiais recicláveis agora têm um destino certo: fazer parte do projeto Tampamania! Com o apoio das Secretarias de Integração Social, Cultura e Esporte, por meio do programa “Voluntários de Coração”, e da Secretaria Municipal de Educação, o projeto, que é idealizado pelo Rotary Club, tem a finalidade de arrecadar tampas plásticas que serão convertidas em cadeiras de rodas doadas às pessoas cadastradas na instituição, além de ajudar na preservação do meio ambiente desenvolvendo ações responsáveis junto aos estudantes e comunidade escolar.

Sensibilizar para a responsabilidade social e ambiental são objetivos do Projeto Tampamania, apresentado aos gestores das unidades escolares em reunião na última quinta-feira, 22. O projeto contará com a participação de toda a rede municipal de ensino, que atuará na arrecadação dos materiais recicláveis. Com o valor obtido na venda das tampinhas para recicladoras, serão adquiridas cadeiras de rodas doadas às pessoas que precisam junto ao Rotary Club.

A proposta de envolver a rede de Educação do município partiu da idealizadora do Programa “Voluntários de Coração”, Vivian Naves, que vê na educação a mudança para um futuro melhor. “Unir educação ambiental e responsabilidade social é construir um futuro melhor para os nossos filhos. Iremos começar o projeto Tampamania nas escolas da rede municipal de ensino, porque é por meio do aprendizado que transformamos uma geração”, afirma a primeira-dama do município.

A Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura disponibilizará a cada unidade um tambor coletor, que será usado para armazenar os materiais coletados pelos estudantes. “Na jornada de construção de um mundo melhor, as crianças são parte integral do processo, afinal, são o futuro da sociedade. Ao integrar políticas educacionais, sociais e ambientais, permite-se que cada uma dessas crianças sinta-se parte dessa construção e que reconheça seu papel e valor dentro da sociedade”, diz a secretária Andrea Lins.

O projeto também contará com ações pedagógicas ligadas ao meio ambiente, em que os professores trabalharão temas ligados à reciclagem, à preservação e à solidariedade, envolvendo toda a comunidade. “Despertar nos estudantes a responsabilidade social de cuidar do meio ambiente e também das pessoas, é formar um cidadão reflexivo sobre o impacto de suas ações na sociedade”, pontua a secretária de Educação, Eerizania de Freitas sobre a importância do projeto para os estudantes do município.

Para a gestora escolar do Centro de Educação Infantil Pioneira, Nirvana Souza de Oliveira, desenvolver um projeto como esse nas escolas possibilita transformações de hábitos. “Depois que a gente participa desse projeto, não conseguimos mais jogar uma tampinha no lixo e isso envolve não só os estudantes, mas também as famílias e fica para sempre”, ressalta a gestora.

TALENTOS DO CORAÇÃO

Introdução

“Não tenho nenhum talento especial, apenas uma ardente curiosidade”, escreveu o físico Albert Einstein.

Refletindo sobre esta frase, do autor da Teoria da  relatividade, pode-se dizer que através do incentivo a curiosidade, ou seja, a busca pela compreensão do desconhecido a partir do que lhe é interessante vai contribuir para a construção de um conhecimento efetivo e o consequente desenvolvimento de um talento em uma determinada área. Neste percurso é importante passar pelas etapas do pensamento científico: identificação de um problema, levantamento de hipóteses, busca por confirmação ou refutação, experimentação até finalmente encontrar uma solução.

Na Educação Infantil tudo isso ocorre através das interações e brincadeiras por meio de ações que contribuam com o desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC, de modo integral. Durante a infância as crianças vão desenvolvendo talentos naturais, se descobrindo, e o papel da Unidade Escolar, e todos os seus profissionais é oportunizar através das brincadeiras e atividades lúdicas um pleno desenvolvimento integral deste ser humano em formação.

Portanto, a partir dos temas geradores o desafio de 2021 será desenvolver TALENTOS na comunidade educacional, seja entre os profissionais da Instituição, pais e crianças, devendo evidenciar a cada mês qual destes grupos será o foco da ação proposta. Sempre, pautando-se nas Competências Gerais apresentadas pela BNCC de forma integrada dando o devido destaque a Competência a ser trabalhada.

Deste modo pressupõe que o trabalho colaborativo aconteça de modo a favorecer e evidenciar cada competência, atendendo o contexto atual através de abordagens humanizadas pautadas pelo cuidado e pela escuta. Ou seja, para que essa geração possa se tornar adultos saudáveis, a responsabilidade deve ser partilhada entre comunidade escolar e família.

  • Objetivo Geral: Promover ações que sensibilizem a comunidade escolar e desenvolvam as competências socioemocionais, usando a curiosidade para alcançar o conhecimento. Esse atributo é importante não só para a rotina escolar, mas para a vida de maneira geral, pois leva o sujeito a buscar soluções criativas e inovadoras através dos talentos. 
  • Objetivos específicos: Deverão ser traçados pela Unidade escolar de acordo com as ações e temas geradores a serem desenvolvidos durante o ano de 2021. 
  • Metodologia: As ações serão traçadas a partir da realidade de cada Instituição, seja no ensino remoto ou híbrido, as mesmas permanecem voltadas para a consolidação das dez competências propostas, destaca-se a importância de revisitar as duas linhas do projeto desenvolvidas em 2020, para elaboração e construção das ações do ano vigente, a serem compartilhadas mensalmente com a assessora da respectiva Unidade através do Google Drive.
  • Os portfólios coletivos dos agrupamentos deverão ser disponibilizados no drive da assessora.
  • A publicidade das ações realizadas deve ser exposta para a comunidade escolar conforme forem acontecendo com criatividade, explorando como ferramenta o Portal da Educação.
  • Evidenciar a competência trabalhada do mês por meio da cor que o representa e as ações propostas.

Para obtenção de recursos materiais e de pessoal é recomendável buscar parcerias junto à outros órgãos municipais como: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura (Escola Municipal de Dança, Escola Municipal de Teatro, Escola Municipal de Circo, Escola Municipal de Artes, etc.), Secretaria Municipal  de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Companhia Municipal de Transporte Terrestre e Esporte, entre outros, de modo a potencializar a efetivação das ações propostas.

  • Público alvo: CEI, CMEIs, Escolas que contemplam pré-escola, Servidores Públicos, Famílias e todas as pessoas da comunidade escolar.
  • Tempo estimado: No decorrer do ano letivo de 2021.
  • Culminância: Será realizada conforme contexto atual.

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES MENSAIS

Cada Instituição traçará mensalmente ações que atendam sua comunidade local, contemplando as 10 Competências elencadas abaixo: